Férias, sinônimo de descanso e aproveitar, de dormir tarde e não ter hora para acordar. Mas como fazer para voltar à rotina das aulas?
O sono é um elemento fundamental para as crianças, tanto para a saúde quanto para o aprendizado, afinal, é na hora do sono que o aprendizado é absorvido, e é nele que o cérebro firma o que aprendeu durante o dia e “exclui” o que julga ser dispensável.
Realocar esse sono após um tempo é uma missão difícil, principalmente quando começamos a nos acostumar com a rotina das férias. Aconselho a fazer essa mudança de rotina gradualmente, pois há um impacto muito grande na vida das crianças, podendo gerar certa rebeldia por parte dos pequenos, frustrando-os e fazendo com que eles tenham a impressão que as férias foram um desastre.
Outro fator importante é fechar as férias com chave de ouro, leve-os para um passeio no parque, piquenique, cinema, chame um amiguinho para brincar ou até mesmo saiam para jantar. Ao retornar para casa, coloque os filhos na cama, conte uma história ou até mesmo coloque uma música lenta para que o sono chegue mais depressa.
Transmita confiança para seus filhos, isso é muito importante para que eles se sintam seguros ao retornar para a escola. Arrume a malinha um dia antes, coloque o material escolar dentro e anime-os, as crianças precisam ter uma visão de que a escola é um lugar bacana, tirando a impressão de obrigatoriedade.